A palavra vem de Tebori, Te significa "mão" e Hori ou Horu, "a esculpir, esculpem ou inscrever". O termo utilizado para descrever a técnica da tatuagem que surgiu no final século 19 no Japão, com o aparecimento de artistas profissionais de tatuagem. Agulhas de aço, geralmente de maior diâmetro do que as utilizadas no Ocidente, são dispostas em fileiras, isoladas ou amontoadas, e estão vinculadas a uma longa alça de bambu. Esta ferramenta é usada na mão direita, com os dedos da esquerda usados para espalhar a pele a ser tatuada.
O eixo da ferramenta tebori repousa sobre o polegar da mão esquerda e as agulhas inseridas pela força de avanço do braço direito do artista. Ao contrário de muitas outras formas de tatuar a mão na Ásia, como Tatau ou Moko, assistentes não são necessários para o Tebori.
Os pigmentos utilizados pelos artistas japoneses também provém de plantas, mas quando o desejo é a coloração em tons de cinza, utiliza-se uma pedra japonesa denominada de sumi-ê, popularmente conhecida fora do oriente como insume. Para obter o pigmento acinzentado, essa pedra é moída até se tornar um pó bem fino, como se fosse uma maizena ou farinha de trigo, e misturada à água.
A haste é molhada nos pigmentos e então o artista começa a perfurar a pele da pessoa, dando o formato do desenho escolhido.Com uma maior compreensão da contaminação cruzada, nos tempos modernos, a agulha utilizada para "grupos tebori" são destacáveis a partir da ferramenta, assim elas podem ter uma utilização única, e do punho é geralmente feito de titânio ou de aço, permitindo-lhe ser autoclavadas.
Em japonês, Tebori é o oposto do Kikaibori, ou tatuagem com uma máquina eléctrica de estilo ocidental.








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